sexta-feira, 18 de abril de 2008

Nas Mudanças, O Encontro


Nos momentos de grandes mudanças em nossas vidas, sentimos uma grande confusão de sentimentos e um mal-estar que nos faz pensar em fugir daquela situação, ocupando o nosso tempo o mais possível, com telefonemas, encontros, passeios, tudo o que for necessário e que nos leve a um amortecimento da sensação de insegurança que o momento nos traz!

Perdemos alguma coisa e não sabemos ao certo o que nos acontecerá, para onde a vida está nos levando, o que devemos tentar conseguir, que caminho tomar. É claro que não é um momento nada confortável, pois sempre vem acompanhado de muito medo, este vilão terrível que nos consome a energia vital e nos afasta da Luz, colocando-nos numa situação extremamente desconfortável e quase que impotente, podendo nos adoecer, até.

Se fugimos para fora de nós mesmos, achando que este é o caminho menos doloroso, deixamos de fazer contato com o que existe de mais precioso em nós, o nosso Espírito, nosso Eu Superior, Aquele que tem as respostas, que traz o remédio, que nos aviva a esperança e que nos mostra o caminho a seguir. É tão bom quando a gente O sente, esta presença amiga e forte, acolhedora, que não nos cobra nada, não espera nada de nós, não marca consulta, mas está sempre disponível, quando procurada.

Tenho sentido a necessidade de promover este encontro mais e mais... a força e a segurança que passo a sentir, depois que me conecto com este meu centro de Luz são muito grandes! Um conforto imenso, uma serenidade que me apazigua e me preenche e tudo isto, em minha vida, tem se intensificado, principalmente, em fases de mudanças significativas, de perdas sofridas.

Acho que todos nós conhecemos bem momentos como esses. Sabemos, também, que mal-estar enorme é este que sentimos, em seguida a eles. Que impulso grande nos faz procurar falar, contar nossos problemas, sair para preencher o tempo, ver televisão, ouvir rádio - enfim... fazer qualquer movimento que nos tire daquela sensação angustiante de insegurança e da falta de algo que já não é mais nosso, de uma vida que já mudou, de alguma coisa que já se foi... que talvez não fosse nem tão boa assim... mas que era conhecida, dava-nos uma sensação confortante de estar vivendo o conhecido.

Agora, sem que quiséssemos, estamos nos vendo diante de um futuro incerto, tendo que andar sem saber direito para onde, o que vamos encontrar, se vamos estar bem logo adiante. Lá, no nosso íntimo, nos espera o Grande Amigo! Dêem a Ele o nome que quiserem, para mim Ele é a Luz que existe em cada um de nós, o Amor e a Vida.

Pedindo ajuda para dentro, principalmente no silêncio, ela virá! Aparecerão sinais do que precisaremos fazer, amigos nos falarão de caminhos novos, sem que suspeitem da grande ajuda que nos estão dando, principalmente um sentimento de estar sendo atendido, de fazer parte de alguma coisa muito maior, de estar protegido, abraçado por um Amor imenso, certamente nos preencherá...

E assim, após cada mudança significativa na vida de cada um de nós, podemos ser mais nós mesmos, ao voltarmos para o lugar de onde partimos um dia, reconhecendo mais claramente quem somos, do que precisamos, com o quê realmente contamos!Voltar-se para o próprio Eu é dar as costas à solidão, encontrando finalmente o verdadeiro Amor, que sempre esteve presente, no silêncio mais profundo de nosso coração.

por: Maria Cristina / Aninha

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Mensagem de Hoje...



"Quem combate monstruosidades deve cuidar para que durante processo não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo olha para dentro de você."


Friedrich Nietzsche

Auto - Enfrentamento Diário



O que significa enfrentar alguma coisa? Significa encarar. É olhar de frente para uma situação, um comportamento, uma pessoa, sem medos. No mesmo sentido, auto-enfrentamento é encarar a si próprio. É enfrentar a si mesmo.
É difícil enfrentar a si mesmo? Não é difícil, mas exige coragem e esforço. Temos dificuldades em enfrentar os próprios erros porque dificilmente assumimos que erramos. Geralmente nós culpamos o outro pelos erros que cometemos. Não queremos aceitar que tudo que acontece em nossa vida é resultado do que nós criamos. Podemos culpar nossos pais, a sociedade, o governo, o vizinho, o chefe, o colega de trabalho, a esposa, o marido, os filhos. Eles é que não são bons, eles é que não fazem as coisas direito. Enquanto pensarmos assim, não estaremos com o domínio da nossa vida para efetuar mudanças. Só vamos conseguir mudar algo efetivamente quando olharmos para nós e decidirmos corrigir a rota.
Auto-enfrentar-se é se auto-rever com sinceridade. É analisar um comportamento negativo e corrigi-lo a cada dia. Por que precisa de coragem para fazer isso? Porque se a pessoa tiver realmente vontade de se rever e se corrigir, vai perceber inúmeros comportamentos disfuncionais que a impedem de evoluir. Nossos processos emocionais (raiva, ciúme, controle, competição, sexo disfuncional, carência, agressividade.....) nos aprisionam totalmente em nosso ego, impedindo a consciência de se expandir, de subir para os chacras mais sutis, que nos dão equilíbrio e linearidade energética. Por que é importante evoluir como consciência? Para parar de fazer as mesmas coisas que fazemos há anos, há vidas e vidas e que nos fazem sofrer. Se eu não parar esse processo, vou passar mais uma vida na repetição e não vou ter aproveitado a encarnação. Eu preciso aprender para ser melhor e quando eu sou melhor, tudo a minha volta fica melhor.
Há quem pense que evoluir causa sofrimento. Evoluir não faz sofrer. O sofrimento nós já temos. O que dói é encarar os erros, os defeitos. É fácil alguém admitir que é preguiçoso, que é covarde, que é mentiroso, que sente muita raiva, que é mau-humorado? É isso que é difícil, mas é preciso rever e corrigir. Abandonar os vícios, os maus hábitos, os apegos, inferências, julgamentos. Isso tudo é ego.
Estar bem resolvido é estar com nosso ego estruturado, mantendo o controle de nossas energias e de nossos processos emocionais. Em outras palavras: nada do que acontecer externamente afetará nosso interno porque lá dentro as coisas estarão todas no lugar, bem definidas.
Para não nos revermos, é comum agirmos com auto-engano, para não entrarmos em contato com a realidade. Quando carregamos um pé de coelho no bolso para dar sorte, estamos nos auto-enganando. Quando criamos desculpas convenientes para disfarçar nossas incapacidades, incompetências e carências, estamos nos auto-enganando e isso é auto-corrupção também. Estamos sabotando nossa própria evolução.
O correto é você se aceitar, rever os seus erros e corrigi-los, é pensar primeiro em você. Isso não é egoísmo. Somente ajudando a você mesmo é que se torna possível ajudar o outro com verdadeira eficiência. Ir até um orfanato e levar alimentos ou roupas, ir até um asilo e fazer uma visita para os idosos é muito fácil. Não significa que isso não seja bom. É bom, é importante, mas se esconder atrás disso para não cuidar de você mesmo, não corrigir os seus defeitos é que é ruim.
Somos herdeiros de nós mesmos, por isso devemos assumir a responsabilidade de nossa evolução e sair à luta, sem desculpas.


Artigo escrito por Fátima Alves, com base nos conhecimentos adquiridos no CEC – Centro de Estudos da Consciência.

Praticar o AMOR



Só pode falar de amor quem realmente sabe o que é amor. O amor não nasce dentro de nós, ele é uma construção que se realiza ao longo de nossas vidas. Não dá para exteriorizar a energia do amor só porque decretamos que amamos alguém. As coisas do amor devem ser demonstradas a custo de muito trabalho. Só conseguimos amar quando conseguimos aceitar todas as pessoas, quando podemos receber todas as pessoas. Amar é uma condição individual. Se alguém quer aprender a amar, não tem outra opção, tem que trabalhar muito, esta é a grande libertação.
Quando você desapegar de tudo o que você é, de todos os seus egos e incluir o que você tem de maior manifestação que são todas as pessoas, você será uma consciência livre, não terá diferenças com os outros. Enquanto a gente compete, tem raiva, ciúmes, inveja, ranços, e tratamos o outro com diferenças, estamos longe de ser uma consciência livre. A consciência livre está fora desse âmbito.
Para exercitar o amor temos que trabalhar com tudo aquilo que a gente é e tudo aquilo que a gente não é. Amar é âmbito universal. Fazer o percurso do amor é o maior desafio que um homem pode fazer. Se você ainda diz: eu amo meu pai, amo minha mãe, amo minha esposa, amo meus filhos, você está longe de saber o que é o amor. Quem ama, ama tudo e a todos, independente do que o outro seja.
Se você realmente quer ser feliz, comece a exercitar o amor dentro de você, aceite e respeite todas as pessoas como elas são; não tente consertá-las, mude você, para que possa entendê-las. O amor está dentro de cada um. É um sentimento que construímos dentro de nós, é de dentro para fora, é de você para o outro. Para ter aceitação do outro, ele tem de ser tão importante para você como você mesmo. Quando você passa a entender o outro e aceitá-lo com todas as suas diferenças, com certeza você já estará trilhando o caminho do amor. Para exercitar esse amor é preciso que haja uma vontade inquebrantável dentro de cada um. E para isso você tem de estar aberto para todas as coisas que existem ter aceitação total de tudo e de todos.
Quem ama não espera ser reconhecido pelos seus atos.Quem ama só pratica o verbo. Quem ama respeita, quem ama aceita, quem ama entende, quem ama enxerga, quem ama vê, quem ama sente, quem ama ouve, quem ama faz, quem ama continua. Quem ama não condenaQuem ama não julga. Quem ama só é amor. Você pode aprender a praticar o amor. É só começar.