sábado, 6 de outubro de 2007

Deficiências Humanas



"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

Mário Quintana

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

É hora de encarar a depressão




É hora de encarar a depressãoEm vez de fazer os outros terem pena de você, combata os comportamentos negativos que só perpetuam o baixo-astral Hoje eu quero falar sobre um mal que tem acometido muitas pessoas: a depressão, aquela incapacidade que o indivíduo tem de conseguir ficar bem. A grande maioria das depressões, no entanto, é crônica. Por mais que a pessoa queira sair do seu constante baixo-astral, a situação está tão automatizada e tão mecanizada que chega até a influenciar os componentes químicos do cérebro do indivíduo. Seja como for, se esse é o seu caso, há sempre um modo de sair. Esse modo vai depender do que você vai fazer a respeito. É, gente, porque algumas pessoas até gostam de ficar deprimidas. Saem por aí com a cara pra baixo, angariando a piedade dos outros e de alguma forma se beneficiam da atenção alheia. Resultado: alimentam a depressão. Agora eu lhe pergunto: Será que você não dá corda pra isso? Pense a respeito. Passemos para outra questão: como será que você se deprime? É isso mesmo, estou cutucando você porque estamos aqui para assumir a nossa responsabilidade. A sua responsabilidade. Afinal de contas, somente você pode movimentar seus conteúdos para modificar-se e, assim, ficar bem. Não se sinta culpada. Não estamos aqui para condená-la.
Muitas das nossas limitações têm sua origem na nossa infância, até mesmo antes das infâncias, em outras vidas. Enfim, acabamos atraindo para o nosso convívio determinados tipos de personalidades. Talvez você tenha interagido muito com pessoas que adoravam ser a rainha das tragédias, a vítima. E se deixou influenciar. Coitadinho de mim!! É, pessoal, depressão tem tudo a ver com o coitado de mim. "Coitado de mim, não tenho o amor que eu queria..." "Coitado de mim, não tenho situação financeira, emprego, amizades, as oportunidades que eu tanto queria..." Aliás, o coitado de mim é natural no ser humano. Cada um conta a sua história. Mas, no final, todo mundo acaba no pobre de mim. O pobre de mim é aquela criatura que não tem potencial, está sempre triste, negativa e desanimada. São pessoas, portanto, que passam a ser um capacho das outras, esperando muito pouco. Se magoam com facilidade, não se dão forças e são frágeis. Você sabe, né, por mais que você seja frágil, a vida cobra igual de todo mundo! E nós somos chamados a encarar uma série de desafios. Não tem jeito! E esse sujeito frágil, diante de uma situação difícil, se torna dramático, se recolhe e se deprime mais. Depressão também sempre envolve raiva. "Raiva das pessoas que me fizeram me sentir um pobre coitado." "Raiva daqueles que me humilharam ou que não me deram as facilidades que eu queria." Como a gente quer facilidade na vida, né, gente? É, depressivo também é mimado. E outra, viu: não existe no mundo ninguém que não tenha sido provocado. Aqui ou ali, de uma forma ou de outra, todo mundo é exigido, é desafiado, é afrontado. Quem teve momentos melhores é porque saiu, buscou e conquistou. Portanto, comodismo não passa de pretexto para você ficar aí se superprotegendo. Já percebeu como as pessoas muitos mimadas se superprotegem? Não é esse o seu caso? Está na hora de olhar o que você está fazendo.
Gasparetto
/Colaboração da Aninha

Trechos do Livro de Rhonda Byrne



"Se você permitir, sua mente pode ser um trem desgovernado.
Ela pode arrastar você para pensamentos do passado e depois para pensamentos do futuro,
tomar maus momentos do passado e projetá-los em seu futuro.
Esses pensamentos descontrolados também "criam".
Quando está consciente, você está no " presente" e sabe o que está pensando.
Você assumiu o controle de seus pensamentos, e é aí que encontra todo seu poder."

Rhonda Byrne

***

"Você está aqui neste planeta glorioso, munido deste poder maravilhoso, para criar sua vida!
Não há limites para o que pode criar para si, porque a sua capacidade de pensar é ilimitada!
Mas você não pode criar a vida das outras pessoas.
Não pode pensar por elas, e se tentar impor aos outros suas opiniões, só vai atrair a si forças idênticas.
Portanto, deixe os outros criarem a vida que queiram..."

Rhonda Byrne

***

"Nos relacionamentos, costumamos nos queixar das outras pessoas. Por exemplo: "Meus colegas são preguiçosos, meu marido me deixa louca, meu filhos são difíceis". Nós sempre nos concentramos no outro. Mas para que os nossos relacionamentos funcionem, precisamos nos concentrar naquilo que apreciamos no outro, não naquilo que estamos nos queixando. Quando nos quixamos disso, só conseguimos é atrair mais dessas coisas.
Mesmo se vc estiver passando por um momento difícil em um relacionamento, vc pode salva-lo. Pegue um papel, e nos próximos trinta dias escreva tudo o que você aprecia nesta pessoa. Pense nos motivos pelos quais a ama. Com isso, vc irá descobrir que, quando vc se concentra naquilo que gosta e reconhece a força do outro, consegue mais do mesmo, e os problemas desaparecem! É a lei da atração em ação"

Rhonda Byrne - O segredo

Coragem para EVOLUIR


Todos nós viemos aqui para evoluir. A evolução é individual. Evoluir dá trabalho, pois temos que mudar comportamentos, aceitar o mundo e as pessoas. Devemos viver no aqui e agora, deixando o passado para trás. Tudo precisa ficar bem resolvido internamente em cada um de nós. Só cria carmas quem armazena mágoas e ressentimentos.
Evoluir requer decisão e comprometimento. Quem está comprometido com a evolução, encara os próprios defeitos, aceita-os e muda esse comportamento sem auto engano e infantilidade. A dificuldade de se rever é condição essencial de maturidade. Quanto mais evoluída é uma pessoa, mais ela se torna universalista, questionadora, sem vínculos com religiões, seitas, ou filosofias; busca suas próprias experiências e não aceita verdades prontas.

Evolução e Amparadores

Pessoas com comportamento assertivo e pensamentos elevados e universalistas atraem amparadores de alto nível. Se você está trabalhando com sinceridade e comprometimento para a sua evolução, os amparadores te ajudam, porque você passa a ser uma ferramenta para eles, auxiliando mais pessoas a crescerem e evoluírem. Uma ferramenta evolutiva tem que estar comprometida com a própria evolução para assim poder ajudar outras pessoas.

Programação Existencial

O amparador de programação existencial é uma consciência avançada, que acompanha o amparado o tempo todo. Ele fornece sinaléticas para sabermos se estamos cumprindo a nossa programação existencial e faz o máximo possível para seguirmos no caminho certo. Nós voltamos para a Terra com uma programação, que foi previamente combinada com o amparador de programação existencial. Quando reencarnamos, temos dificuldade de relembrar o que foi programado, pois não temos aceitação para entender o que nos aguarda. Assim, a maioria de nós não sabe o que veio fazer. Mas uma coisa é certa: todos nós estamos aqui para EVOLUIR.

Para saber se estamos seguindo a programação existencial, devemos avaliar como estão todas as áreas de nossa vida: afetiva, financeira, familiar, social, sexual, física, espiritual etc. Se tudo vai bem, fluindo com facilidade, estamos próximos de nossa programação existencial.

Fonte: CEC

Carências Humanas



Nossas carências nos acompanham há inúmeras vidas e são as mais variadas, pois carregamos conosco tudo o que construímos nos processos reencarnatórios. No porão da consciência, acumulamos as experiências que formam o composto do nosso ego e que se manifestam em vários momentos da vida. Os processos emocionais são transportados de uma vida para outra no corpo psicossomático (espírito). Por isso, continuamos a acumular carências até conseguir o pleno entendimento de como resolvê-las.
Como se constituem as nossas carências? Pela falta das energias que complementam e equilibram os nossos chacras. Se você tem carências sexuais muito grandes, é porque está precisando de energias do padrão do chacra básico. Quando temos, por exemplo, compulsão alimentar, estamos com carência das energias do chacra esplênico. Ao subir para o nível do chacra cardíaco, começamos a ter menos carências, pois este chacra processa energias de padrão mais elevado. Nossos chacras frontal e coronário possuem a carência do saber, do conhecimento.

As carências dos chacras mais baixos afetam os nossos relacionamentos. Quando temos muitos processos emocionais, buscamos o(a) companheiro(a) ideal, alguém que possa suprir todas as nossas carências energéticas, principalmente as do chacra básico. Assim, acabamos por viver um relacionamento imaturo, pois estamos apenas buscando alguém que possa temporariamente suprir algumas carências. Isso não é amor.

Quando conseguimos nos aceitar completamente e também somos capazes de aceitar o outro integralmente, aceitamos a vida e abrimos todos os chacras. Com isso, temos a capacidade de circular nossas energias, conquistamos melhor condição física e espiritual e conseguimos suprir as nossas carências.

O assédio espiritual nos rouba energia constantemente, o que nos proporciona muitas carências energéticas. Por isso, precisamos conhecer os processos energéticos, aprender a trabalhar com as próprias energias e manter um comportamento assertivo. Devemos cuidar de nossa saúde emocional e energética para evitar carências desnecessárias, pois é o padrão energético que determina o nosso processo de evolução espiritual.

Fonte: CEC

A Oração do Perdão



A Oração do Perdão
:: Cristina Cairo ::


Faça esta Oração à noite, antes de dormir, para seu inconsciente absorvê-la totalmente.
Atenção: Visualize o rosto da pessoa que você precisa perdoar, ou ser perdoado(a) por ela, e diga cada palavra, do fundo do coração, chamando-o(a) pelo nome.

Eu perdôo você... por favor, me perdoe...
Você nunca teve culpa...
Eu também nunca tive culpa...
Eu perdôo você... me perdoe, por favor.
A vida nos ensina através das discórdias...
e eu aprendi a lhe amar e a deixá-lo(a) ir de minha mente.

Você precisa viver suas próprias lições e eu também.
Eu perdôo você... me perdoe em nome de Deus.
Agora, vá ser feliz, para que eu seja também.
Que Deus te proteja e perdoe os nossos mundos.
As mágoas desapareceram de meu coração e só há Luz e Paz em minha vida.
Quero você alegre, sorrindo, onde quer que você esteja...
É tão bom soltar, parar de resistir e deixar fluir novos sentimentos!
Eu perdoei você do fundo de minha alma, porque sei que você nunca fez nada por mal e sim porque acreditou que era a melhor maneira de ser feliz...

... me perdoe por ter nutrido ódio e mágoa por tanto tempo em meu coração. Eu não sabia como era bom perdoar e soltar; eu não sabia como era bom deixar ir o que nunca me pertenceu.

Agora sei que só podemos ser felizes quando soltamos as vidas, para que sigam seus próprios sonhos e seus próprios erros.
Não quero mais controlar nada, nem ninguém. Por isso, peço que me perdoe e me solte também, para que seu coração se encha de amor, assim como o meu.
Muito obrigada!

Mensagem inspirada por Cristina Cairo, num momento de perdão SP 05/4/03

As Coisas que Você Remói Crescem

As Coisas que Você Remói Crescem...

Essa é uma máxima oriental e resume muito bem a maior e mais fundamental de todas as Leis Mentais.
As coisas que você remói crescem. O que quer que você permita que ocupe a sua mente, você aumenta na sua prórpia vida. Quer o tema de seu pensamento seja bom ou mal, a lei funciona e a coisa em si aumenta. Qualquer tema que não ocupe a sua mente tende a diminuir na sua vida, porque aquilo que não se usa se atrofia.
Quanto mais você pensa nos seus problemas de saúde ou na sua falta de dinheiro, pior a situação fica. Quanto mais pensa em você como uma pessoa sadia ou como uma pessoa merecedora da prosperidade, mais você abre as portas pra isso em sua vida.
Quanto mais pensa nos seus aborrecimentos ou nas injustiças que sofreu, mais provações desse tipo continua a receber. Quanto mais pensa na sorte que já teve, mais sorte baterá a sua porta.
Essa é a Lei Básica, fundamental, que tudo inclui. Na verdade, tudo aquilo que chamamos de mentalismo é pouco mais do que um tratado expositivo sobre isto.

Emmet Fox

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Causas psíquicas de algumas doenças



INTESTINOS - DOENÇAS INFLAMATORIAS

O intestino está relacionado com as substancias desnecessárias ao nosso organismo. As inflamações provocadas por vírus ou bacterias que destroem a flora e criam desarmonia estão relacionados ao fato de vc permitir que as pessoas consigam interfir nos seus sentimentos, que "devastem" sua paz de espírito e com isso vc acaba gerando ódio e mágoas diante delas. Para informar que seus sentimentos estão seguindo um rumo incerto, os vírus e bacterias passam a cumprir o papel do subconconsciente, avisando que vc está perdendo o equilíbrio e a harmonia em sua vida. Para curar-se de inflamações no intestino é preciso parar de se lamentar e fazer críticas sobre o comportamento de outras pessoas, lembre-se que se elas te magoam ou invadem sua vida é porque "vc" permite! Pare de aceitar vibrações de discórdia e harmonize-se com a vida e com tudo o que faz parte dela. Ninguém poderá fazer nada contra vc se vc não permitir. Imponha limites mas de forma amorosa, não é preciso estabelecer uma gerra para ser respeitado, esclareça aos outros até onde vc permite que eles possam chegar e caso não esteja a fim de dar concessões e não estiver afim de fuxicos, palavras negativas ao seu respeito ou com relação à suas atitudes, exponha de forma clara e afetiva, as pessoas deixarão de ultrapassar seus limites e serão mais ponderadas quando quiserem lhe falar sobre assuntos ou dar opiniões.

CORAÇÃO

Este órgao está relacionado com seus sentimentos de perdas. Seu coração padece com suas preocupações relacionadas ao futuro, como por exemplo o medo de perder seus bens, a falta de alegria de viver, problemas emocionais que são segurados por muito tempo, separações de pessoas que não quer perder, etc... Pessoas cardíacas são autoritárias, inflexíveis, controladoras e mesmo que não assumam, é preciso olhar para dentro de si, buscar suas atitudes passadas e também atuais e perceber sua teimosia diante da vida, das pessoas, das situações. Pense quantas vezes nem dorme direito com a possibilidade de estar sendo passado para tras. Exija menos da vida, das pessoas, pare de pressioná-las a tomar a atitude q vc acha correta. equilibre suas emoções e tenha o prazer de viver sem tensões, afinal é sua vida que está em jogo. Está com problemas de coração? tenha a humildade de assumir que alimentou sentimentos de vingança contra alguém q nao consegue perdoar de verdade! seja por tê-lo passado para tras, ou mesmo te-lo abandonado por algum motivo. Enquanto tiver desconfiança, pensar que pode ser traído ou abandonado a qualquer instante, suas forças se esgotarão, pois vc a gasta premeditando fatos. As melhores soluções surgem quando estamos calmos e receptivos. Perca o medo de ser abandonado pelas pessoas que ama, acabe com o apego às pessoas, às coisas, pois existem pais e mães que passam a sofrer do coração quando um filho se casa, ou simplesmente cogita a hipótese de ir morar sozinho, o sentimento de perda de um filho ou outra pessoa que ama afeta o coração quase de maneira instantânea, podendo levar à morte. Para se livrar dos problemas do coração é preciso adquirir sentimentos de respeito, confiança, segurança e deixar a felicidade entrar, desapegando-se de pessoas e coisas. Este trabalho com a mente é muito importante e pode curar qualquer sequela.





Se não quiser adoecer - "Tome decisão"
A pessoa indecisa permanece na dúvida,
na ansiedade, na angústia.
A indecisão acumula problemas,
preocupações, agressões.
A história humana é feita de decisões.
Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder
vantagem e valores para ganhar outros.
As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"·
Pessoas negativas não enxergam soluções
e aumentam os problemas.
Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo.
Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de
mais doce existe.
Somos o que pensamos.
O pensamento negativo gera energia negativa
que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"·
Emoções e sentimentos que são escondidos,
reprimidos, acabam em doenças como: gastrite,
úlcera, dores lombares, dor na coluna.
Com o tempo a repressão dos
sentimentos degenera até em câncer.
Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados..
O diálogo, a fala, a palavra,
é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"
Quem esconde a realidade finge, faz pose,
quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc.,
está acumulando toneladas de peso...
uma estátua de bronze, mas com pés de barro.
Nada pior para a saúde
que viver de aparências e fachadas.
São pessoas com muito verniz e pouca raiz.
Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se"
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima,
faz com que sejamos algozes de nós mesmos.
Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.
Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores.
Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas,
é sabedoria, bom senso e terapia.

Texto: Dráuzio Varela

A morte de cada dia...



Num artigo muito interessante, Paulo Angelim, que é arquiteto, pós-graduado em Marketing, dizia mais ou menos o seguinte: “Nós estamos acostumados a ligar a palavra morte apenas à ausência de vida e isso é um erro”. Existem outros tipos de morte e precisamos morrer todo dia. A morte nada mais é do que uma passagem, uma transformação. Não existe planta sem a morte da semente, não existe embrião sem a morte do óvulo e do esperma, não existe borboleta sem a morte da lagarta, isso é óbvio! A morte nada mais é do que o ponto de partida para o início de algo novo.

"É a fronteira entre o passado e o futuro..."

Se você quer ser um bom universitário, mate dentro de você o secundarista aéreo que acha que ainda tem muito tempo pela frente.

Quer ser um bom profissional?

Então mate dentro de você o universitário descomprometido que acha que a vida se resume a estudar só o suficiente para fazer as provas.

Quer ter um bom relacionamento?

Então mate dentro de você o jovem inseguro, ciumento, crítico, exigente, imaturo, egoísta ou o solteiro solto que pensa poder fazer planos sozinho, sem ter que dividir espaços, projetos e tempo com mais ninguém.

Quer ter boas amizades?

Então mate dentro de si a pessoa insatisfeita ou descompromissada, que só pensa em si mesmo. Mate a vontade de tentar manipular as pessoas de acordo com a sua conveniência. Respeite seus amigos, colegas de trabalho, vizinhos.

Muitas pessoas não evoluem porque ficam se agarrando ao que eram e não se projetam para o que serão ou desejam ser. Elas querem a nova etapa, sem abrir mão da forma como pensavam ou como agiam. Acabam se transformando em projetos acabados, híbridos, adultos infantilizados. Podemos até agir, às vezes, como meninos, de tal forma que não matemos as virtudes de criança que também são necessárias a nós, adultos, como: brincadeira, sorriso fácil, vitalidade, criatividade, tolerância etc.

Mas, se quisermos ser adultos, devemos necessariamente matar atitudes infantis, para passarmos a agir como ADULTOS.

Quer ser alguém (líder, profissional, pai ou mãe, cidadão ou cidadã, amigo ou amiga) melhor e mais evoluído?

Então, o que você precisa matar em si, ainda hoje, é o ''egoísmo'' e o ''egocentrismo'', para que nasça o SER que você tanto deseja ser! Pense nisso e morra! Mas... não esqueça de nascer melhor ainda!

O Apego...

O quase-inimigo do amor é o apego. O apego se disfarça como amor. Ele diz: "Vou amar você se você me amar de volta". É um tipo de "amor para negociantes". Então pensamos: "Vou amar essa pessoa se ela continuar assim. Vou amar isso se for do jeito que eu quero". Mas isso jamais é amor -- é apego.

Há uma grande diferença entre amor -- que permite, honra e aprecia -- e apego -- que segura, exige e quer possuir. Quando apego se confunde com amor, ele na verdade nos separa da outra pessoa. Sentimos que precisamos dessa outra pessoa para ser feliz. Essa qualidade do apego também nos leva a oferecer amor apenas a certas pessoas, excluindo outras.

(Goldstein)

O Papel da crença na lei da Atração!




"Uma crença é apenas um pensamento que você continuamente pensa. Assim enquanto você continuar pensando este pensamento, você continua vibratóriamente a atrair aquilo que é relativo a esse pensamento. Portanto você confirma as suas próprias crenças e opiniões, outra vez e outra vez e outra vez e outra vez. É por isso que alguém que acredita no câncer pode confirmar essa crença, ou alguém que acredita em roubo pode confirmar essa crença. Portanto tudo é uma espécie de confirmação da crença"

Pense nisso...

Revolução da Alma***

Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.
Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.

A razão da sua vida é você mesmo. A tua paz interior é a tua meta de vida, quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que
ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você.
Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você.

Não coloque objetivo longe demais de suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje.
Se andas desesperado por problemas financeiros, amorosos, ou de relacionamentos familiares, busca em teu interior a resposta para acalmar-te,
você é reflexo do que pensas diariamente.
Pare de pensar mal de você mesmo (a), e seja seu melhor amigo (a) sempre.

Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor.

Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você, e você estará afirmando para você mesmo, que está "pronto" para ser feliz.

Trabalhe, trabalhe muito a seu favor.

Pare de esperar a felicidade sem esforços.

Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.

Critique menos, trabalhe mais.
E, não se esqueça nunca de agradecer.

Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor.
Nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida.

"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las."

Aristóteles, filósofo grego. Escreveu este texto "Revolução da Alma" no ano 360 A.C. mais ou menos, e é eterno.

Sua Responsabilidade...



"Procure conhecer-se, por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você."

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Respeito...

Os outros nos vêem como nós nos vemos. Quanto mais respeito você tiver por si mesmo, mais respeito os outros terão por você. Ninguém poderá fazer com que você se sinta inferior se você não o consentir interiormente.
(Marcio Kühne do livro “Em busca da autoconfiança”)

A palavra tem poder...




A linguagem dirige nossos pensamentos para direções especificas e de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para uma boa comunicação.

1)CUIDADO COM A PALAVRA NÃO A Frase que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na experiência. ex: pense em "NÃO"... Não vem nada à mente. Agora, vou lhe pedir não pense na cor vermelha.Eu pedi para você NÃO pensar na cor vermelha e você pensou. Procure falar no positivo, o que você quer e não o que você não quer.

2 CUIDADO COM A PALAVRA MAS, QUE NEGA TUDO QUE VEM ANTES ex: "O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS...". Substitua o MAS por E, quando indicado.

3 CUIDADO COM A PALAVRA TENTAR, QUE PRESSUPÕE A POSSIBILIDADE DE FALHA
ex: "Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas" Em outras palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou "tentar". Evite TENTAR, FAÇA.

4 CUIDADO COM NÃO POSSO OU NÃO CONSIGO, que dão idéia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO,NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder

5 CUIDADO COM AS PALAVRAS DEVO, TENHO QUE OU PRECISO, que pressupõem que algo externo controla a sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU

6 Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isto libera o presente. Por exemplo, "Eu tinha dificuldade em fazer isto."

7 Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo ex: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou conseguindo"

8 Substitua o SE por QUANDO ex: em vez de falar "Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar", fale "Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar"

9 Substitua ESPERO por SEI ex: em vez de falar "Eu espero aprender isso" diga EU SEI QUE VOU APRENDER ISTO" ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.

Lembre-se sempre...

Lembre-se sempre: o que você vê de errado no próximo também existe em você, somos todos Um, portanto toda cura é autocura. Na medida em que você melhora o mundo também melhora. Assuma esta responsabilidade. Ninguém mais precisa fazer este processo, só você.

Pra quem vc está dando poder?


"Não importa se as pessoas a criticam. O que importa é o que você significa para si mesma. E não deve ser pouco...TODO MUNDO TEM PODER, GENTE. Isso é fato. Quando temos a consciência desse poder, todas as forças do universo trabalham a nosso favor. Tudo caminha extraordinariamente bem. O porém dessa história toda é que, geralmente, nos encontramos divididos dentro de nós mesmos. Na grande maioria das situações, uma parte da gente caminha, e a outra fica parada por causa dos medos e das inseguranças. Um dos fatos, inclusive, que faz com que percamos nosso poder é a VAIDADE. Vaidade é a ilusão de que eu vivo da opinião do outro. Vaidade é INFANTILIDADE, dependência e uma deturpação da imagem de si mesmo. Quer ver? Você já deve ter ouvido a seguinte frase: "Se você me amar, vou ser feliz". Mentira, gente! Ninguém sente dentro de si mesmo o amor do outro. Mais um exemplo, que diz: "Quando todo mundo me aceitar, vou me sentir maravilhosa". Pois eu digo que não! Somente quando você se aceitar é que realmente você vai se sentir bem e plena. Veja bem: você vive com aquilo que tem. Suas emoções, seus sentimentos, sua cabeça - e não com a cabeça e o coração do outro. O grande erro do ser humano é que passamos a maior parte da vida submetidos à aprovação, à consideração, ao aplauso, ao apoio do outro. A vaidade nos faz ter essa ilusão de que a opinião do outro é melhor. E, nessa ilusão, acabamos DANDO PODER PARA O OUTRO.E mais: quanto mais poder você DÁ PARA A FOFOCA, mais ela vem até você. Quanto mais poder DÁ ÀS CRÍTICAS, mais elas chegam. Quanto mais poder DÁ ÀS PERDAS, mais elas acontecem. MUDE ESSA DINÂMICA. Quanto mais importância você der para A SUA SORTE, SUAS CONQUISTAS E OBJETIVOS, para os seus SENTIMENTOS e suas VERDADES, mais fortes eles ficarão na sua vida. RESPEITAR-SE É ESSENCIAL.Não importa se as pessoas A CRITICAM OU A ELOGIAM. O que importa é o que você é para si mesma.
Luis Gasparetto

A verdadeira bondade...

"E para se fazer o bem,este tem que ser feito do CORAÇÃO,não pelo DEVER, como pregam muitas religiões.Tem que sentir. Ou eu tenho o sentimento, ou não vou fazer e ponto final. Não adianta a generosidade hipócrita."

Você não precisa aceitar...

Você não precisa aceitar a Verdade da Vida!Não precisa entender que tudo surge na mente, para depois no corpo e no ambiente se manifestar!Também não precisa compreende a Lei da Atração! Dos semelhantes que atraem semelhantes!Muito menos que você é uma Energia única que se mistura a uma Energia Coletiva!Não precisa aceitar o outro como ele é e nem a si mesmo!De suas experiências, ao invés de tirar alguma lição, você tem o direito de lamentar!Não precisa entender que tudo em sua vida tem uma razão de ser!Que você está exatamente onde se colocou.Que é você que precisa mudar e não os outros!Não precisa aceitar que seu estado de saúde reflete um amontoado de pensamentos e sentimentos turvos e melancólicos.Que as ‘piores’ pessoas de sua vida são seus melhores professores.Você não precisa nada disso aceitar, compreender ou entender...Porque a Vida irá mostrar a você, silenciosamente, que você está errado, quando nada disso consegue enxergar...E no momento oportuno ela irá dizer:‘Acorde! Acorde para Você.Está na hora, está na hora de fazer algo por Bem Viver...A começar, por Você’.

AutoriaGênice Suavi

Vampiros de Energia

Quem já não passou pela desagradável experiência de se sentir muito mal ao lado de alguém? Bocejos sucessivos, sonolência, dor de cabeça, irritação, perda de energia, confusão na cabeça, enjôo entre outros. Fenômenos aparecem após um telefonema ou àquela visita inesperada. Mas o pior é quando a pessoa que nos causa tamanho mal faz parte do nosso círculo de amigos, está entre os colegas de trabalho e o pior: na própria família!Por ser o Brasil um país muito místico, é comum ouvirmos regularmente termos como energia positiva, baixo astral, olho gordo, mal olhado, ambiente carregado, entre outras expressões. Mas na verdade são poucos os que sabem explicar de forma clara e objetiva o que tudo isso significa e o vampirismo energético é um dos fenômenos mais comuns e mais mal esclarecidos que existem. O ser humano emana ininterruptamente energia para o meio ambiente, impregnando o local onde permanece e atinge também as outras pessoas com suas vibrações pessoais. Cada um de nós possui um padrão energético que é determinado pelo tipo de pensamentos, sentimentos e condição física. Todos nós já sentimos antipatias gratuitas por determinadas pessoas, sem sequer manter algum tipo de comunicação com elas. O que acontece nesses casos é uma incompatibilidade energética, embora o contato possa até ser amistoso. A mesma regra vale para as relações de simpatia e afinidade.Resumindo: além de todos os tipos de comunicação possíveis: fala, audição, toque, visão, escrita, entre outros, estamos de forma ininterrupta nos comunicando energeticamente, ou seja, o meu campo energético interage com o do ambiente e com o das pessoas com as quais entro em contato.O ideal seria umas comunicações sadias, pautadas pela troca de energias equilibrada e cooperativa. Mas ainda estamos muito longe disso, alguns acabam sugando muita energia e dando muito pouco em troca, desvitalizando assim os ambientes e as pessoas.Mas, como são criados os vampiros e por que esse fenômeno acontece? Muito simples, um vampiro de energia é uma pessoa que está em profundo desequilíbrio interno. Frustração, baixa auto-estima, ressentimento, complexo de perseguição e de vítima, insegurança e, acima de tudo, o egoísmo são estados psíquicos que fazem com que a configuração energética da pessoa se torne desequilibrada, afetando negativamente outras pessoas, roubando-lhes assim sua energia vital. Alguns chegam a interferir de forma concreta na vida pessoal de suas vítimas: intrigas, fofocas, competição desleal agravam mais a situação.E o pior é que a vida nas grandes cidades só agrava mais ainda o desequilíbrio das relações entre os seres humanos. O homem moderno se afastou da natureza, que é nossa maior fonte de alimento energético. Não existe nada comparável a um banho de mar, rio ou cachoeira, o contato com plantas e animais, o ar puro de uma montanha ou o silêncio do campo para reciclar e repor as energias. Outra fonte importante é o sono e ninguém melhor do que o homem moderno para enumerar os efeitos nocivos das noites mal dormidas. Não temos, portanto, uma fonte eficiente de alimento e troca para reciclar as energias estáticas. Somamos a isso nossos desequilíbrios pessoais e o resultado é um contingente enorme de seres desvitalizados e famintos de energia. A única saída para esses seres é roubar da pessoa mais próxima.A competitividade dos ambientes de trabalho também é outro fator negativo. É cada um por si e todos querendo passar a perna em todos. Não somos educados para a cooperação e para a vida em comunidade. Acabamos nos fechando em nosso mundo pessoal e encarando nossos semelhantes como ameaças à nossa felicidade.NÃO EXISTE UM MÉTODO INFALÍVEL PARA COMBATER OS VAMPIROS, O MELHOR É APRENDER A LIDAR COM ELES.É muito comum o uso de cristais, plantas, florais, defumadores, banhos de ervas e amuletos para combater o ataque dos vampiros. Desde que corretamente utilizadas essas técnicas podem ser de muita ajuda, mas nenhuma delas apresenta cem por cento de eficácia, uma vez que é dentro de nós mesmos que estão as grandes vulnerabilidades e também a grande força para combater esses "amigos famintos".A melhor tática é a segurança interior e o conhecimento do modus operandi dos vampiros, ou seja, se eu sei como ele pensa e age, posso estabelecer uma conduta eficaz para combatê-lo.Existem algumas táticas infalíveis utilizadas pelos vampiros para nos desestabilizar energeticamente e assim roubar nossa força vital. As mais comuns são o medo e a culpa. Irritação também desequilibra profundamente nosso campo energético. A regra é: NÃO FAZER O JOGO DO OUTRO. Se você sabe que alguém quer lhe provocar, fique calmo. Observe o outro e descubra suas fraquezas e vulnerabilidades e, a seus olhos, ele deixará de ser um bicho papão. Não entre na onda de negatividade que está no ar, fuja das conversas fiadas e, por fim, conheça-se muito bem. Se você sabe os seus pontos fracos pode mapear por onde o vampiro tentará o ataque. Cuidar da saúde e vitalidade físicas e buscar equilíbrio mental e emocional ajudarão no sentido de criar um campo energético forte e menos vulnerável às energias externas. Outra dica valiosa é cultivar a compreensão e compaixão, que são estados de espírito absolutamente positivos e fortalecedores. Lembre-se que um vampiro, acima de qualquer maldade (90% deles operam de forma inconsciente), são pessoas em profundo desequilíbrio e que precisam de ajuda. Embora nunca devamos esquecer que, caso esse ser errante não aceite ajuda e esclarecimento, muitas vezes afastá-lo do grupo é o melhor remédio. É aquela velha história: um fruto podre no balaio...Mas como nem sempre é possível afastar certas pessoas como um familiar, por exemplo, o melhor é tentar entender porque aquela pessoa está em nossa vida. Muitas vezes as pessoas problemáticas são verdadeiros instrutores na medida em que nos incentivam a cultivar a paciência, a compreensão, a criatividade ou o perdão. Mas em qualquer situação a conselho é sempre o mesmo: nunca se misture com a energia do vampiro. Mantenha sempre a calma, o bom humor e a positividade, que sem dúvida são nossas maiores defesas.Mas antes de apontar o dedo para o próximo descobrindo vampiros em seus relacionamentos, faça um exame profundo em suas atitudes e observe se você não anda 'pegando emprestada' a energia dos outros também!CONHEÇA OS PRINCIAPIS TIPOS DE VAMPIROSO jornalista Luís Pellegrini, em matéria publicada na revista Planeta, fez uma relação muito boa dos dez tipos mais comuns de vampiros. Baseados nessa matéria vamos enumerar alguns. Você também pode descobrir outros tipos. Divirta-se, afinal o bom humor é a melhor defesa!

A) Vampiro Cobrador: Cobra sempre, de tudo e todos. Quando nos encontramos com ele, quer logo saber por que não lhe telefonamos ou visitamos. Se você vestir a carapuça e se sentir culpado, estará abrindo as portas.O melhor a fazer é usar de sua própria arma, ou seja, cobrar de volta e perguntar porque ele não liga ou aparece. Deixe-o confuso, não o deixe retrucar e se retire rapidamente.

B) Vampiro Crítico: Só sabe criticar. Todas as observações são negativas e destrutivas. Vê a vida somente pelo lado sombrio. A maledicência tende a criar na vítima um estado de alma escuro e pesado e abrirá sue sistema para que a energia seja sugada. Diga "não" a suas críticas. Nunca concorde com ele. A vida não é tão negra assim. Não entre nesta vibração.

C) Vampiro Adulador: è o famoso Puxa-saco. Adula o ego da vítima, cobrindo-a de lisonjas e elogios falsos, tentando seduzir pela adulação. Muito cuidado para não dar ouvidos ao adulador, pois ele simplesmente espera que o orgulho da vítima abra as portas da aura para sugar a energia.

D) Vampiro Reclamador: è aquele tipo que reclama de tudo, de todos, da vida, do governo, do tempo.... Opõe-se a tudo, exige, reivindica, protesta sem parar. È o mais engraçado é que nem sempre dispõe de argumentos sólidos e válidos para justificar seus protestos. Melhor tática é deixá-lo falando sozinho.

E) Vampiro Inquiridor: Sua língua é uma metralhadora. Dispara perguntas sobre tudo e não dá tempo para que a vítima responda, pois já dispara mais uma rajada de perguntas. Na verdade ele não quer respostas e sim apenas desestabilizar o equilíbrio mental da vítima, perturbando seu fluxo normal de pensamentos.Para sair de suas garras, não ocupe sua mente à procura de respostas. Para cortar seu ataque, reaja fazendo-lhe uma pergunta bem pessoal e contundente., e procure se afastar assim que possível.

F) Vampiro Lamentoso: São os lamentadores profissionais, que anos a fio choram sua desgraças. Para sugar a energia da vítima, ataca pelo lado emocional e afetivo. Chora, lamenta-se e faz de tudo para despertar pena. È sempre o coitado, a vítima. Só há um jeito de tratar com este tipo de vampiro, é cortando suas asas. Corte suas lamentações dizendo que não gosta de queixas, ainda mais que não elas não resolvem situação alguma.

G) Vampiro Pegajoso: Investe contra as portas da sensualidade e sexualidade da vítima. Aproxima-se como se quisesse lambê-la com os olhos, com as mãos, com a língua. Parece um polvo querendo envolver a pessoa com seus tentáculos. Se você não escapar rápido, ele irá sugar sua energia em qualquer uma das possibilidades.Seja conseguindo seduzi-lo com seu jogo pegajoso, seja provocando náuseas e repulsa. Em ambos os casos você estará desestabilizado, e, portanto, vulnerável.

H) Vampiro Grilo-Falante: A porta de entrada que ele quer arrombar é o seu ouvido. Fala, absoluto, durante horas, enquanto mantém a atenção da vítima ocupada, suga sua energia vital. Para livrar-se, invente uma desculpa, levante-se e vá embora.

I) Vampiro Hipocondríaco: Cada dia aparece com uma doença nova. Adora colecionar bula de remédios. Desse jeito chama a atenção dos outros , despertando preocupação e cuidados. Enquanto descreve os por menores de seus males e conta seus infindáveis sofrimentos, rouba a energia do ouvinte, que depois se sente péssimo.

J) Vampiro Encrenqueiro: para ele, o mundo é um campo de batalha onde as coisas só são resolvidas na base do tapa. Quer que a vítima compre a sua briga, provocando nela um estado raivoso, irado e agressivo. Esse é um dos métodos mais eficientes para desestabilizar a vítima e roubar-lhe a energia.Não de campo para agressividade, procure manter a calma e corte laços com este vampiro.

Fonte: Uol - Vera Caballero - Terapeuta Holística

Uma Faxina na Alma

" Certa vez uma pessoa dormia mal porque morava num porão escuro.Ela sonhava em colocar uma lâmpada noambiente.Depois de muito trabalhar, contratou umeletrecista e colocou a tão desejada lâmpada.Antes de acendê-la, pensou:“Agora finalmente vou dormir tranquila.”Ao acendê-la, uma surpresa:Perdeu o sono.Por quê?Porque a luz expôs a realidade que ela não via:a sujeira, os insetos, as aranhas.Só descansou depois de uma bela faxina.Infelizmente alguns preferem o escuro!Tenha coragem de acender a luz do seu porão e fazer uma faxina na sua vida. "

Mude


"Quando a gente muda o mundo muda com a gente.A gente muda o mundo na mudança da mente.E quando a mente muda a gente anda pra frente.E quando a gente manda ninguém manda na gente.Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença semcura.Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro"Na verdade, o “bonzinho” sempre age com a intenção de seduzir. Faz tudo para os outros, esperando que lhe retribuíam com o apoio e proteção nas possíveis situações de rejeição. Dentro dele há um enorme vazio, pois ele não se dá valor e vive cheio de problemas e perturbações.Bondade não é fazer tudo pelo outro, não é uma obrigação. É um ato de generosidade que vem da essência. É a ajuda sem paternalismo, sem temor e sem expectativa.Se você tiver a coragem de quebrar a regra que lhe manda sempre dizer sim para tudo, se não se preocupar de ficar à margem do padrão considerado como normal, vai estar cada vez melhor consigo mesmo. Marginalizado e solitário você está, quando não está com você.Muitas vezes, por medo de ficar à margem, você busca a aprovação dos outros, serve cegamente aos outros e se torna manipulável. Estando ligado ao que você sente, ao seu centro, você não se deixa manipular e isso é digno. E é com essa dignidade que você pode direcionar sua vida rumo ao sucesso e à prosperidade."
Luis Gasparetto

O Espelho do Universo...

"O universo funciona como um espelho e tudo aquilo que transmitimos, retorna para nós amplificado. Para despertar os melhores sentimentos em alguém é preciso pensar o melhor dele(a). Só assim estaremos irradiando o tipo de energia e de vibrações que desejamos receber, estabelecendo uma sintonia de amor e de harmonia nos nossos relacionamentos..."

Começa por você...


Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa e algum impacto.
Dalai-Lama

Um dedinho de prosa...


Por que vc espera tanto dos outros? Por que dá tanta importância pra o que eles dizem? Não ligue. As pessoas fecham a cara hoje e, amanhã abrem.Toda vez que vc recebe uma ofensa, o ofensor se sente vitorioso. Toda vez que vc rejeita uma ofensa a energia volta para a pessoa que a ofendeu. Ela sofre o impacto da própria energia, se arrepende do que fez e então muda.A unica maneira de se defender nesse mundo é NÃO aceitar nennhum desaforo. A pessoa fez desaforo? Não estou nem ligando. Me fez mal? Pode fazer. Me quis mal? Pode querer. Assim, a gente vai deixando todo o mal lá fora, não aceita nada e não entra nada. O que acontece?A energia volta pra pessoa. E, daí a pouco, ela vai se sentir culpada. Então, se arrepende do que fez e vai procurar um jeito de pedir desculpas. Mas se a pessoa é rude e indelicada e agente se magoa com aquilo, guarda aquela energia, ela se sente vitoriosa. Na verdade, ela não está querendo ofender, mas exercer seu poder de se sentir superior. Olha pra vc como inferior a ela, pq vc se põe de inferior.E pq vc se sente inferior??Pq vc é uma lata de lixo que pega toda porcaria que os outros mandam. Leva a sério tudo o que é desaforo, tudo quanto é besteira. Mas se vc não pega, dá de ombros e diz:-É a pessoa que está criando essa energia ruim de antipatia e não vou pegar. Vai ter que engolir o que ela mesma está criando.Aí minha filha, tudo muda. Estou ensinando como se defender da briga de energia, do jogo do poder. Se vc quer ganhar, tem que ser mais forte que o outro. Senão vc vai perder...
Luis Gasparetto

Maledicência

Toda pessoa não suficientemente realizada em si mesma tem a instintiva tendência de falar mal dos outros.Qual a razão última dessa mania de maledicência?É um complexo de inferioridade unido a um desejo de superioridade.Diminuir o valor dos outros dá-nos a grata ilusão de aumentar o nosso valor próprio.A imensa maioria dos homens não está em condições de medir o seu valor por si mesma. Necessita medir o seu próprio valor pelo desvalor dos outros.Esses homens julgam necessário apagar as luzes alheias a fim de fazerem brilhar mais intensamente a sua própria luz.Quem tem bastante luz própria não necessita apagar ou diminuir as luzes dos outros para poder brilhar.Quem tem valor real em si mesmo não necessita medir o seu valor pelo desvalor dos outros.Quem tem vigorosa saúde espiritual não necessita chamar de doentes os outros para gozar a consciência da saúde própria.As nossas reuniões sociais, os nossos bate-papos são, em geral, academias de maledicência.Falar mal das misérias alheias é um prazer tão sutil e sedutor – algo parecido com whisky, gin ou cocaína –que uma pessoa de saúde moral precária facilmente sucumbe a essa epidemia.A palavra é instrumento valioso para o intercâmbio entre os homens. Ela, porém, nem sempre tem sido utilizada devidamente.Poucos são os homens que se valem desse precioso recurso para construir esperanças, balsamizar dores e traçar rotas seguras.Fala-se muito por falar, para “matar tempo”. A palavra, não poucas vezes, converte-se em estilete da impiedade, em lâmina da maledicência e em bisturi da revolta.Semelhantes a gotas de luz, as boas palavras dirigem conflitos e resolvem dificuldades. Há quem pronuncie palavras doces, com lábios encharcados pelo fel.Há aqueles que falam meigamente, cheios de ira e ódio. São enfermos em demorado processo de reajuste.Portanto, cabe às pessoas lúcidas e de bom senso, não dar ensejo para que o veneno da maledicência se alastre, infelicitando e destruindo vidas. Pense nisso!

Fonte: Huberto Rohden

A MÁGOA

Hoje vamos falar sobre nosso maior inimigo: a mágoa! Sim, este inimigo que nos persegue por toda a vida se nós assim permitimos. O inimigo não é aquele que nos magoa, que nos fere, que nos rejeita, que nos insulta, mas sim é aquele que nos corroí por dentro. E isso só acontece quando permitimos que ela nos domine, invada nossa vida, nos cegue diante da grandiosidade do mundo. Vamos fazer uma comparação, de quando caímos e ferimos alguma parte do nosso corpo. Imediatamente nosso organismo começa a refazer o que foi ferido. Nossos anticorpos travam a sua luta para que nossa pele volte a ser como antes. Mas há todo um processo: o corte, o sangramento, depois começa formar a casquinha que protege a cicatrização que está por baixo dela. Porém, se arrancarmos esta casca, novamente o ferimento sangrará e todo o processo recomeça. Tem pessoas que passam a vida tirando esta camada protetora de suas feridas, mesmo sabendo que sangrarão sempre. Cabe a nós deixarmos que as feridas se cicatrizem naturalmente. É preciso aprender a exercitar o perdão dentro da gente. Não acumular mágoas, rancores, angústias por atitudes de outras pessoas. Quando isto acontece, você estará dando mais valor àqueles que te machucam do que as pessoas que te trazem alegrias. Isto se chama INJUSTIÇA! Tem sim, sempre alguém que nos fere com atitudes ou palavras, mas há aquelas que estão presentes em nossas vidas todos os dias, outras ausentes, mas sabemos do bem querer que nos têm. Às vezes, nem nos damos conta da importância que elas exercem sobre nós. Nas suas orações diárias, peça a Deus que ajude a tirar do seu coração todas as mágoas que ele abriga. Exercite o perdão em sua vida e acabe com seu maior inimigo e tenha certeza que a maior vitória será sua!

Fonte: Desconheço o autor