quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Cosmoética

Cosmoética é a ética cósmica, ou seja, todos os padrões de comportamentos e sentimentos que priorizam o universal.
Os tipos de pensamentos e sentimentos apontam para o nível evolutivo que a pessoa se encontra. Quando falamos coisas positivas e saudáveis com sentimento, emitimos energias de luz, bolas coloridas que iluminam o ambiente e penetram nas pessoas, causando uma ótima sensação de bem-estar e positivismo. Mas tudo tem que ter sentimento. Podemos falar muitas palavras bonitas, mas se não sair do coração, a energia gerada não terá um bom padrão.
Os pensamentos também geram energia. Quando temos um nível muito ruim de comportamento, as energias geradas são de baixa qualidade. Uma consciência primária tem o universo simbólico muito restrito e limitado. Universo simbólico significa todas as coisas que você conhece, somadas às experiências vivenciadas. Isso compõe nosso universo simbólico. Quem tem o universo simbólico restrito não tem recursos intelectuais ou emocionais. Uma pessoa nesse nível de consciência provavelmente terá pensamentos de expansão negativa.
Em contrapartida, uma consciência elevada, necessariamente possui um nível de conhecimento muito amplo. Chico Xavier tinha um baixo nível sócio-econômico-cultural, mas era uma pessoa de alto nível de consciência. Uma pessoa com nível razoável de consciência tem comportamento ético em todas as áreas da vida.
Relacionamentos baseados em comportamentos éticos e coerentes são relacionamentos saudáveis e felizes. Para se ter ética universal é preciso ter um bom nível de consciência e isso requer esforço para se livrar das energias densas dos chacras baixos (básico, esplênico e umbilical) e adquirir maturidade consciencial. É preciso ter a capacidade de discernimento, maturidade, compreensão e, principalmente, aceitação do outro. Uma pessoa que tem comportamento cosmoético respeita todas as pessoas (colega de trabalho, filhos, esposa, marido, pais, familiares, vizinhos, o diretor da empresa, o manobrista, o sorveteiro). Uma pessoa cosmoética não julga o outro, ela simplesmente aceita e ajuda, se puder. Não pratica maledicência e nem critica as pessoas.
Uma pessoa que já chegou num bom nível de conhecimento e quer realmente crescer como consciência, naturalmente vai buscar cada vez mais sua evolução. Priorizar a evolução é dar uma definição para sua vida: que caminho quero seguir? Da evolução. Então é preciso se esforçar:
a. assumir os defeitos e corrigi-los;
b. ajudar o outro em vez de competir com ele;
c. adquirir hábitos saudáveis (leitura, lazer, atividade física, conversas positivas);
d. abandonar os vícios (cigarro, bebidas, sexo disfuncional, maledicência, fofoca, críticas destrutivas, expansão negativa, reclamação);
e. Tornar-se o piloto de sua própria vida;f. aprender coisas novas e questionar (questionar não significa ficar perguntando, é questionar no sentido de refletir sobre as situações, sobre a vida).
Uma pessoa que está no caminho da evolução, se esforçando com sinceridade está muito bem amparada espiritualmente. Todas as áreas de sua vida começam a se acertar e fluir com equilíbrio e felicidade.

Fonte: CEC

Nenhum comentário: