quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A palavra tem poder...




A linguagem dirige nossos pensamentos para direções especificas e de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para uma boa comunicação.

1)CUIDADO COM A PALAVRA NÃO A Frase que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na experiência. ex: pense em "NÃO"... Não vem nada à mente. Agora, vou lhe pedir não pense na cor vermelha.Eu pedi para você NÃO pensar na cor vermelha e você pensou. Procure falar no positivo, o que você quer e não o que você não quer.

2 CUIDADO COM A PALAVRA MAS, QUE NEGA TUDO QUE VEM ANTES ex: "O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS...". Substitua o MAS por E, quando indicado.

3 CUIDADO COM A PALAVRA TENTAR, QUE PRESSUPÕE A POSSIBILIDADE DE FALHA
ex: "Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas" Em outras palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou "tentar". Evite TENTAR, FAÇA.

4 CUIDADO COM NÃO POSSO OU NÃO CONSIGO, que dão idéia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO,NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder

5 CUIDADO COM AS PALAVRAS DEVO, TENHO QUE OU PRECISO, que pressupõem que algo externo controla a sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU

6 Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isto libera o presente. Por exemplo, "Eu tinha dificuldade em fazer isto."

7 Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo ex: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou conseguindo"

8 Substitua o SE por QUANDO ex: em vez de falar "Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar", fale "Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar"

9 Substitua ESPERO por SEI ex: em vez de falar "Eu espero aprender isso" diga EU SEI QUE VOU APRENDER ISTO" ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.

Nenhum comentário: